O futuro

No fim do ano passado, acompanhei a filha de uma prima em seu último dia de aula. A garota estava completando a 3ª série, embora não saiba ler direito. O que eu considero absurdo as professoras acham super normal. Não sei se o problema é com a criança, com a escola (pública), com as professoras ou com a mãe da criança. 

Porém, para minha surpresa, alguns menininhos me abordaram no corredor, me perguntando se eu gostaria de ganhar um livro deles. Não exitei, curiosa que sou. Li os livrinhos assim que cheguei em casa. Material surpreendente com capa, título, nome do autor e do ilustrador. (Subestimei os alunos?) Os dois textos que vou publicar aqui são de autoria de Elias José, e foram publicados no livro (feito manualmente): Quem lê com pressa tropeça. Ambos me chamaram a atenção porque revelam duas situações e verdades sociais muito comuns atualmente, e não só a linguagem, mas à percepção de uma criança de aproximadamente 8 anos dessas situações, me surpreendeu. As imagens estão com qualidade ruim, por isso logo após a foto transcrevo os textos. 

A Ana Banana 
tão bacana
 namora e gama
toda semana.
A semana que a Ana 
não gama
vira um drama.


O prefeito moço 
prometeu ovo 
muito ovo 
pro povo,
e quando ganhou ,
o prefeito novo 
deu banana pro povo.


Acho que não é preciso que eu diga mais nada. Ainda há esperança.

Luana Gabriela
2011

Que seja real, doce e eterno



Que seja tudo que ainda não veio, não foi. Embora as cenas se repitam, mãos dadas, beijos escondidos, namoro escondido – é muito cedo pra alguém saber – que seja tudo que os outros não foram. Real que eu possa tocar, que seja concreto como o substantivo Deus, e que seja eterno. Que os dias passem lentos, os anos rápidos, que nós dois não passemos nunca.

Que seja doce, não como o chocolate da páscoa, mas como aquela última bala esquecida no bolso. Doce, surpreendente e raro. Não importa como, importa que seja. Abraços doces e macios como marshmallows. Beijos doces e viciantes como café com creme.

Que seja eterno, como hoje já quase nada é. Somos. Seremos juntos, a eternidade nos segundos de abrigo, a eternidade revelada no nosso amor fazendo eco, preenchendo esse vazio da humanidade, a eternidade dentro e fora da nossa casa. Que seja real, doce e eterno como só Deus, que é amor, consegue ser.


Luana Gabriela
20/02/2011
<< >>